Código de Ética e Conduta

Praticar a ética é cumprir os conjuntos de preceitos e regras da ordem moral de um indivíduo, de um grupo social/empresarial ou de uma sociedade. Sendo assim, este instrumento tem como objetivo estabelecer os acervos de regras e preceitos que servirão de base para a conduta do colaborador no âmbito deste grupo empresarial que é a MOREL Montagens de Redes Elétricas LTDA.

Este Código de Ética e Conduta irá nortear o comportamento e as condutas dos colaboradores no exercício de suas atividades, potencializando as tomadas de decisões, adoção do padrão ético no relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, imprensa, administração pública e a sociedade, além de garantir o crescimento sustentável da empresa.

Este Código de Ética e Conduta, elaborado com base na Missão, Visão e Valores da Morel, é um orientador que deverá ser utilizado pelo funcionário:

Missão

Atuar prestando serviço no ciclo de Energia Elétrica, atendendo aos clientes com eficiência e qualidade a custos reduzidos.


Visão

Ser referência em segurança e qualidade, ajudando a promover o desenvolvimento do Brasil, preservando o meio ambiente


Valores

 

 Ética
Seriedade
Excelência
Tradição

 Transparência
Competência
Sustentabilidade

Objetivos

Estabelecer os conjuntos de regras e preceitos que servirão de base para a conduta dos colaboradores e prestadores de serviços no exercício de suas funções, com o intuito de orientar as atividades, negócios e relacionamentos com todos os agentes envolvidos com a MOREL.

Vale ressaltar que este Código de Ética irá fornecer esclarecimento sobre o entendimento das condutas mais frequentes, não contemplando todas as condutas, devido à gama de situações cabíveis nas diversas áreas, ou seja, trata-se de relação meramente exemplificativa e não exaustiva.

Este Código de Ética e Conduta tem por Objetivos:

Determinar parâmetros éticos de conduta a serem seguidos pelos colaboradores e prestadores de serviços, no exercício de suas atividades
Prevenir situações que possam gerar conflitos de interesses, definindo regras necessárias à solução destes
Prevenir situações que possam gerar conflitos de interesses, definindo regras necessárias à solução destes
Apresentar padrões de conduta ética para o gerenciamento de seu patrimônio, sempre observando a transparência na conduta das atividades da empresa
Manter a imagem e a reputação da MOREL, aprimorando a conquista de suas finalidades, que são mantidas através de seus valores consolidados com seus clientes, fornecedores, funcionários, imprensa, Administração Pública e a sociedade
Estabelecer, em caso de violação das regras aqui definidas, o procedimento de manifestação junto à Gerência da empresa, determinando as medidas cabíveis quanto ao não cumprimento do aqui exposto

Princípios

Os funcionários e os prestadores de serviços devem praticar os padrões éticos definidos neste Código de Ética e Conduta, que tem como alicerce os princípios e valores da Morel:

Ética nas ações, informações e decisões baseadas na missão e visão.

Seriedade com os objetivos, visão e missão.

Excelência na qualidade nos trabalhos desenvolvidos.                

Tradição na excelência dos serviços ofertados.

Transparência no relacionamento com os clientes, fornecedores, funcionários, imprensa, Administração Pública, prestadores de serviços e a sociedade.

Competência nas atividades executadas e na tomada de decisão.

Sustentabilidade nas ações tomadas para a utilização dos recursos naturais de forma coerente com as necessidades futuras da sociedade.

Marca e Patrimônio

Sendo a marca MOREL Montagens de Redes Elétricas LTDA uma representação que constitui a imagem, o patrimônio, os recursos humanos e os serviços ofertados pela empresa, a utilização desta deve se dar de forma correta e adequada.

Sendo assim:

Somente poderá ser utilizada em documentos, instalações, uniformes e em veículos de trabalho
A utilização da marca MOREL, tendo como objetivo o benefício particular ou de terceiros, que não seja voltada para o cumprimento das atividades funcionais da empresa, é expressamente proibido

O patrimônio da MOREL, além da marca, abrange o conjunto de bens, direitos e obrigações, como: veículos, instalações, máquinas, equipamentos, estoques, tecnologia, informações operacionais, entre outros. Logo, é de responsabilidade dos colaboradores e prestadores de serviços a manutenção de todo patrimônio da empresa, zelando pela integridade dos bens materiais, direitos, obrigações e informações técnicas da MOREL.

Com isso, alguns procedimentos devem ser vedados, são eles:

Utilização de bens da firma com o intuito de obter enriquecimento próprio ou para terceiros
Locomoção de turmas operacionais para execução de serviços que não abrangem os interesses da empresa
Divulgação de informações operacionais a agentes que não estão ligados ao vínculo mercadológico da MOREL
A prática de furto, roubo, violência, vandalismo ou qualquer ato que gere dano ao patrimônio da empresa ou de terceiros

Conduta Profissional

O patrimônio da MOREL é constituído por todos seus bens, seja físico ou substancial, direito adquirido e obrigações. Todo esse patrimônio foi construído através do relacionamento da empresa com seus colaboradores, fornecedores e clientes. Com isso, todos esses agentes citados devem observar e cumprir as condutas estabelecidas neste instrumento.

Como já citado anteriormente, os valores da MOREL devem ser cumpridos veementemente, pois a prática destes é condição necessária para a conduta ética. Sendo assim, algumas ações que acarretam no descumprimento da prática dos valores da empresa devem ser evitados, como: a inveja, a preguiça, a avareza, o orgulho e a ira, entre outros.

Com o intuito de fornecer maior detalhamento quanto às ações que devem ser praticadas ou evitadas, no item seguinte será enumerada uma série de normas, que servirá para o cumprimento deste Código de Ética e Conduta.

Exemplos de condutas

Não usar o cargo para solicitar favores ou serviços pessoais. Este fato caracteriza o enriquecimento ilícito por parte do autor
Agir de forma impessoal, evitando o tratamento preferencial a quem quer que seja
Proibido relações comerciais com fins particulares com clientes e fornecedores
Não usar recursos físicos e financeiros, além de softwares, para fins pessoais
Não usar o nome da MOREL para a obtenção de privilégios particulares
Nenhum software deve ser instalado nos terminais da MOREL, sem a prévia autorização da chefia imediata ou do Departamento de Informática
Manter sigilo sobre informações e negócios da empresa
Não se manifestar em nome da entidade quando não autorizado ou habilitado
Vedada a troca de cortesias com agentes públicos ou políticos
Cuidar das instalações, recursos, equipamentos e materiais de trabalho
Respeitar a liberdade de escolha de nossos clientes e fornecedores e lhes fornecer, de forma clara e correta, as informações necessárias para a tomada de decisões
Atender clientes com profissionalismo e agilidade, valorizando seus interesses, tempo e opiniões
Cultivar a cordialidade nos relacionamentos
Ajudar colegas a realizarem um bom trabalho e orientar com paciência e interesse aqueles que procuram ajuda
Não permitir condutas ofensivas, sejam físicas, verbais ou gestuais
Não reproduzir boatos
Zelar pela aparência pessoal
Realizar o trabalho com zelo, foco nos interesses da MOREL e em conformidade com a este Código de Ética e Conduta
Manter-se atualizado quanto aos avanços da área profissional em que atua
Conhecer e cumprir as políticas da MOREL
Tolerância zero para suborno e outros atos de corrupção

Concorrência

É vedado o fornecimento de informações estratégicas e/ou operacionais para agentes que não possuem vínculo contratual com a MOREL, colocando em destaque os concorrentes. As informações estratégicas e operacionais da empresa são de responsabilidade dos gestores e coordenadores de departamentos.

Utilização de Meios Eletrônicos

É proibido o uso de celular particular durante o horário de trabalho para acesso à internet, redes sociais e aplicativos não relacionados às atividades funcionais. Solicitar autorização da chefia imediata em caso de emergência para assuntos particulares durante o horário de trabalho.

Os recursos e equipamentos (celulares, e-mail, pen drive, internet, etc), de propriedade da MOREL, devem ser utilizados para o uso exclusivo das atividades da empresa. Assim, para preservar este uso, a MOREL – Montagens de Redes Elétricas Ltda. se reserva o direito de controlar e monitorar seus conteúdos e formas de utilização.

Consumo de substâncias ilegais e bebidas alcoólicas

Apresentar-se no ambiente de trabalho em estado de normalidade (sem embriaguez, uso de drogas, etc); a utilização de drogas ilícitas e de bebidas alcoólicas compromete a atuação profissional, ao prejudicar gravemente a vida de seu usuário, perturbando o ambiente de trabalho e podendo causar situações de risco para os demais agentes envolvidos com a MOREL.

Imprensa

Todos os colaboradores e prestadores de serviços da MOREL não poderão dar informações à imprensa sem a autorização formal da Diretoria da empresa. A solicitação de autorização por parte dos colaboradores se dará através da conta de correio eletrônico imprensa@morel.com.br, esta mesma conta deve ser utilizada pela imprensa para pedidos de esclarecimentos e informações.

A MOREL se compromete que, em seu relacionamento com a imprensa, terá sempre como base os princípios da veracidade e transparência, além do reconhecer e respeitar o dever da imprensa de informar a opinião pública.

Assédio e Diversidades

A MOREL não admitirá qualquer atitude de assédio sexual e moral e de condutas que discriminem pessoas, em função da cor, religião, sexo, origem, classe social, capacidade física ou mental ou idade. Essas atitudes, além de poder gerar danos judiciais ao autor, dificultam ou inviabilizam o relacionamento interpessoal entre os agentes envolvidos com a empresa.

Parentesco

É vedada a contratação de parentes de primeiro grau com subordinação direta ou indireta. Permite-se a contratação de parentes de colaboradores em funções similares na mesma área, desde que não haja conflito de interesse. Além disso, o colaborador que possuir ou indicar algum parente para exercer cargo na MOREL, deverá informar a relação de parentesco existente ao seu superior e ao responsável pela contratação.

Responsabilidades

Todos os colaboradores têm o dever de praticar o conjunto de normas e procedimentos destacados de forma direta e indireta neste Código de Ética e Conduta, estando vulneráveis às medidas cabíveis, caso este instrumento não seja respeitado.

A observação do cumprimento deste Código de Ética e Conduta será de responsabilidade de todos os colaboradores, destacando a supervisão da Diretoria, gestores, coordenadores e cargos de assumam atividades de chefia.

Violações do Código de Ética e Conduta

Atentar contra o conjunto de regras e normas estabelecido neste Código de Ética e Conduta gerará medidas pautadas na legislação vigente, acarretando advertência verbal, rescisão contratual ou até mesmo medidas criminais, administrativas ou cíveis, dependendo da gravidade do fato gerador. Ressalta-se, que o agente responsável pela violação das normas terá garantido o amplo direito de defesa

Este instrumento, como já citado anteriormente, deve ser observado, além dos colaboradores da MOREL, também pelos seus fornecedores, prestadores de serviços, clientes, Administração Pública e imprensa. Caso algum destes agentes venha a violentar as normas deste Código de Ética e Conduta, estarão sujeitos às medidas legislativas vigentes, assim como rescisão de contrato e medidas disciplinares. Vale ressaltar que o agente que omitir fatos que atentem contra este Código de Ética e Conduta também está vulnerável às medidas estabelecidas pela legislação e pela empresa.

Conclusão

A MOREL Montagens de Redes Elétricas LTDA, acredita que este Código de Ética e Conduta será um elemento de suma importância para o cumprimento da Missão, Visão e Valores. Através deste instrumento, haverá uma melhora no relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, fornecedores, clientes, com a imprensa e a Administração Pública.

Com respeito e cumprimento deste Código de Ética e Conduta todos os agentes envolvidos com a empresa estarão contribuindo para a ampliação e manutenção do patrimônio físico, financeiro e intelectual desta.

Disposições Gerais

Foi criado um grupo compostos por um sócio, gerentes e coordenadores nomeados pela Diretoria da MOREL, estando esse grupo apto para atender as demandas relacionadas com o Código de Ética e Conduta da empresa.

O grupo foi criado com o objetivo de divulgar o Código de Ética e Conduta, zelando para que seus valores e princípios sejam cumpridos, onde por fim sejam esclarecidas dúvidas e a correta interpretação dos seus dispositivos.

Canal de denuncias do código de ética e conduta

(71) 3243-1067

Para entrar em contato direto com o grupo do código de ética e conduta, envie uma mensagem para:

eticaeconduta@morel.com.br